segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Marketing Direto : on line ou off line

De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD), os serviços de internet e e-commerce representam 25% dos 21 bilhões de reais arrecadados pelo mercado do marketing digital – um avanço impressionante de 15,6% em relação ao ano anterior .



As demais ações de off line : telemarketing, catálogos, mala-direta, etc., representam no conjunto maior representatividade, mas, em todas as iniciativas, as ações on-line (site, emailmarketing, vídeos na internet...), representam ano a ano um grande avanço na comunicação empresarial.


Hoje, posso afirmar que não há segmento e nem tamanho de empresa que justifique a não utilização das ações on line para perpetuar os negócios da empresa. Pensando de forma sistêmica, as ações on e off line são complementares. Somado a outras ações de publicidade: anúncios e promocionais, feiras e eventos.


Mas, o que temos de melhor no on line é a forma de mensuração. É muito fácil, rápido e confiável saber o quanto uma campanha rendeu de retorno de contatos. Agora, de nada adianta as boas ações de emailmarketing, por exemplo, sem a presença do data-base marketing, ferramenta de apoio fundamental para o sucesso das campanhas.




Eliane Bastos
Consultora de Comunicação e Marketing


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