O conhecimento do marketing se faz muito necessário nas organizações do Terceiro Setor, a fim de rentabilizar ou capitalizar os recursos financeiros, de posicionar presença da instituição na sociedade, de fortalecer o relacionamento com os voluntários ou associados, de melhorar sua comunicação ou mesmo a imagem. Enfim, são vários pontos onde esse conhecimento pode ser aplicado.
O marketing relacionado a causas desempenha um papel de incremento a profissionalização das práticas de sustentabilidade social, educacional, tecnológica ou ambiental promovidas pelas ONG's. Em uma associação, fundação, federação, confederação, cooperativa, agremiação, sindicato ou qualquer outra entidade do Terceiro Setor o papel do Marketing é muito útil para:
- Captar recursos: aumentar a rentabilidade, otimizar o nível de arrecadação, reduzir os riscos e fortalecer o crescimento, criar serviços ou produtos.
- Fidelizar o quadro associativo: entender suas necessidades, estreitar o relacionamento, criar serviços.
- Ampliar o número de colaboradores e simpatizantes: rever a imagem institucional, as relações internas e externas; etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário