segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Twitter é bem avaliado por empresas. Qual a sua avaliação?

Para empresas automotivas e de cosméticos, o Twitter está bem avaliado.
E para sua empresa. Como é a divulgação de seus produtos e serviços neste microblog?
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Abraços, Eliane Bastos

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Um estudo inédito no Brasil, realizado pela IDG - Instituto Digital, buscou avaliar o comportamento e a influência de diversas empresas através do Twitter. Neste trabalho foram realizadas 91.145 mensagens trocadas no microblog sobre 50 marcas de relevância nacional, de oito setores econômicos.

A pesquisa apontou que a presença de uma empresa no Twitter é capaz de dobrar a quantidade de mensagens postadas sobre a própria marca nessa rede social. Entre outros setores que mais apostam na presença no Twitter estão os seguimento de telefonia e automotivo. Mas quando se observam os setores com mais penetração (quantidade de mensagens postadas pelas marcas e pelos consumidores) o quadro muda, passando à seguinte ordem: bebidas, telefonia e financeiro.

O trabalho analisou também o grau de propagação das marcas no Twitter. Em média, 11,2% das  mensagens postadas sobre as marcas são retransmitidas a outros usuários. No setor de cosméticos, esta taxa chega a dobrar. Entre as marcas mais comentadas no microblog estão a Coca-Cola, Tim, Telefônica, General Motors e Natura.

Dinâmica da Pesquisa


Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter e postam, em média, cinco mensagens por dia. Estas marcas tem em média 3.053 seguidores.

São consumidores, entretanto, que lideram as conversas. Ao longo do período analisado, eles produziram cerca de 2.600 mensagens diárias sobre todas as marcas observadas. Embora as empresas que não tem Twitter também sejam muito citadas, o grupo que atua no microblog concentra 74% do volume total de mensagens trocadas no período.

Segundo o consultor do IDig, Cláudio Torres, esse trabalho só reforça a tese de que a presença ma rede social é de extrema importância para a construção da marca e de um canal de diálogo com os consumidores. Na maioria das vezes, diz ele, os usuários compartilham experiências de consumo e opiniões sobre as marcas. A pesquisa pode ser acessada no site www.idig-institutodigital.com.br.

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