A revista HSM Management (Julho/Agosto) publicou uma entrevista com Philip Kotler conhecido como o Pai do Marketing, segundo ele, a partir de agora as empresas terão que instalar um sistema de alerta (prevenção) e resposta rápida (o atendimento pronto-socorro) que lhes permita desenvolver rapidamente novos cenários quando a economia entrar em queda, o que deve acontecer com freqüência, e atuar neles.
O Boletim ELLO - Convergência & Integração selecionou alguns tópicos da entrevista que considera importantes:
"Dicas de Planejamento":
Planejamento voltado para oportunidades: Em vez de confiar em um planejamento tradicional, as empresas devem construir um amplo sistema de alerta, que lhes permita observar a frente, aos lados e os fundos. Devem fazer planejamento de cenários. Em vez de estabelecer um orçamento fixo para cada departamento, devem definir orçamento variável.
Trabalhar de trás para frente: Nenhuma empresa deve começar seu pensamento com o que fazer em relação à recessão atual. O ponto de partida é onde ela deve estar daqui a cinco ou dez anos. Que clientes ou problemas sociais quer resolver? Ao trabalhar de trás para frente, a empresa compreenderá qual o melhor mix de disciplina e inovação para seu caso.
Acelerar Mudanças: Elevar os níveis de complexidade nos negócios e mensurar os riscos e a incerteza são a matéria-prima do marketing e de sua realidade. Para se defender, as companhias devem aumentar sua capacidade de adaptação em todas as instâncias, especialmente nas áreas de Marketing e vendas.
Confira a entrevista completa
Nenhum comentário:
Postar um comentário